logo

DESAPROPRIAÇÃO

Município acionará Justiça em Janeiro para desapropriação de frigorifico em Quatro Marcos


Por Redação com QM Notícias

img

Reprodução Web

A Prefeitura de São José  dos  Quatro Marcos acionará a Justiça para desapropriação de área e instalações do frigorífico JBS, fechada desde 2015, quando a empresa promoveu a demissão de mais de 650 funcionários, levando o município a um caos social. A decisão foi tomada através de Audiência Pública realizada no dia 23 de novembro, na Câmara Municipal, com a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e grande participação popular.

Durante as discussões, o prefeito Ronaldo Floreano dos Santos (PSDB), informou sobre as diversas reuniões realizadas com grupos interessados na compra da unidade frigorífica. Segundo ele, os proprietários da empresa JBS pediram o valor de R$ 100 milhões pela a área e instalações, tornando inviável a aquisição por parte dos investidores interessados.

O presidente do Legislativo Municipal, Roberto Moura se posicionou favorável  a desapropriação da área e instalações do frigorífico JBS, por meio de ação judicial promovida pelo o município. Para ele, não é admissível que uma empresa obtenha recursos do BNDS no valor de R$ 35 milhões para a compra de uma planta frigorifica somente para fechar. “O grupo JBS se utilizou de recursos emprestados pelo Governo Federal para realizar o monopólio regional, comprando e arrendando plantas frigorificas e depois fechando-as, ditando preços da arroba de boi e provocando  desemprego”, afirmou. 

O vereador destacou que a área é fruto de doação feita pelo o município, com a finalidade específica de geração de emprego e renda. Observou que posteriormente, o bem público foi incorporado a patrimônio particular, adquirido pelo grupo JBS por R$ 35 milhões e atualmente fechado por força de monopólio. 

O deputado estadual eleito, doutor Gimenez participou da Audiência Pública e se declarou disposto a lutar pelos interesses do município. ““Sou parceiro de primeira hora, e defenderei o município na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na questão da retomada  da planta frigorifica que é um patrimônio de São José dos Quatro Marcos” frisou.

A decisão de acionar a justiça para desapropriação da área e instalações frigorífica foi aceita por unanimidade pelos representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e munícipes presentes  a  Audiência  Pública.

O prefeito Ronaldo Floreano declarou pleno acordo com a decisão e informou que ingressará com a ação judicial a partir de janeiro de 2019. 

 


FISCALIZAÇÃO

TCE aponta indícios de sobrepreço e suspende licitação de R$ 257 milhões para usinas solares de consórcio

Tribunal identificou possível sobrepreço, redução da competitividade e dúvidas sobre a necessidade da contratação em municípios do oeste de Mato Grosso.


SUSPENSÃO IMEDIATA

TCE suspende pregão de R$ 22,5 milhões para medicamentos em Porto Esperidião

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou a suspensão imediata de um pregão eletrônico de R$ 22,5 milhões da Prefeitura de Porto Esperidião destinado à compra de medicamentos, insumos hospitalares e manutenção de equipamentos da rede municipal de saúde. A decisão, publicada na noite desta segunda-feira (22), atinge diretamente a gestão do prefeito Odirlei Faria (PSDB), que terá...


MATO GROSSO

Em meio à recuperação judicial, fábrica de laticínios fecha as portas na Região Oeste

Unidade em São José dos Quatro Marcos encerra atividades após crise financeira, deixando dívidas com funcionários e produtores de leite.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.